>

segunda-feira, 18 de junho de 2012

As 7 Renuncias de Pedro


As 7 Renuncias de Pedro

Lc 5:1-11 / At.3:6


1 – A renuncia da sabedoria humana V 3-5

      Pedro tinha hábito de pescar sempre em determinado perímetro e constantemente lançava as suas redes com base em sua experiência de campo. Jesus disse: “vá para onde às águas são mais profundas... Lancem as redes para pesca” E você tem se submetido às ordens que Jesus tem te dado?

2 – A renuncia do Ego V5b

             Pedro sempre dirigia a pescaria, todos procuravam Pedro para saber onde jogar as redes. Mas desta vez Pedro está sendo dirigido por alguém que é maior do que ele. Você é uma pessoa que reconhece quando Deus coloca alguém maior do que você para dirigi-lo?

3 – A renuncia do individualismo V7a

      Pedro nunca havia demonstrado fraqueza para seus companheiros de pesca. Quando pescava e a quantidade de peixes superava a capacidade do barco Pedro tinha a satisfação de chegar no porto com seu barco arrastando de peixes para que todos dissessem “ele é o bom”. Porém, desta vez Pedro ao ver a quantidade de peixes, faz um sinal para seus irmãos participarem das bênçãos. Você pede ajuda aos seus irmãos, ou quer fazer tudo sozinho? Preocupa-se mais com o resultado individual ao invés de buscar o resultado coletivo? O Reino de Deus é um corpo você precisa buscar a coletividade.

4 – A renuncia da avareza V7b

      Pedro como pescador hábil que era sempre costumava levar os grandes peixes para a sua casa como troféu. Entretanto, como já havia se aproximado de Jesus e compreende que quando Deus abençoa um homem as bênçãos transbordam e se multiplicam sobrenaturalmente, Pedro tem o prazer em dar, em dividir, em ajudar seus irmãos, ele reparte sua pescaria e todos saem com seus barcos a ponto de afundar. Quando dividimos as nossas bênçãos Deus ainda nos mantém com o Barco cheio.  Você tem prazer em abençoar seu próximo? Ou é avarento e não tem a capacidade de dividir?

5 – A renuncia do Orgulho V8

      Pedro após ter feito uma pescaria diferente e inusitada ele se depara com o responsável por toda aquela fartura. Pedro reconhece que para continuar recebendo aquelas bênçãos precisaria se render aos pés de Jesus. E você é grande demais para se render ao Senhor, é sábio de mais receber comandos de homens? É importante demais que não tem tempo para participar das reuniões de lideres? É orgulhoso demais que não pode dizer que Jesus tem sido teu provedor?

6 – A renuncia do apego as riquezas At. 3:6a

Pedro estava pregando a palavra, porém a sua situação não era fácil. Não havia fartura em sua mesa, as coisas haviam mudado. Sua casa anteriormente era repleta de alimentação de recursos financeiros que ele trazia de seu trabalho como pescador. Agora Pedro não é mais um pescador de peixes, ele se transformou num pescador de homens. Quando Pedro diz “não tenho”ele literalmente sabia do que estava falando. Realmente ele não tinha como ajudar aquele homem financeiramente.

7 – A renuncia da dependência de suas próprias forças At. 3:6b

      Pedro estava diante de uma situação facilmente resolvível com as suas próprias forças. Bastaria meter à mão no bolso e repassar aquele homem algum recurso. Bastaria usar de sua influência, pois era um homem conhecido. Os outros homens que passaram por ali ajudavam aquele com suas próprias forças. Pedro, reconhece que aquela situação vai além de suas forças, que ele precisa se colocar na dependência de Deus. “...mas o que tenho, isto lhe dou.”  Pedro lança sua rede sobre aquele homem, ali estão as águas profundas que Jesus disse. Pedro lança a sua rede pensando...“Debaixo da tua palavra irei lançar as minhas redes”.E você qual é a impossibilidade que tem enfrentado? Por que esse problema não tem sido resolvido? Sabe por quê? Pelo fato de que você não tem lançado a sua rede sobre a palavra do Senhor. O que ainda falta para você confiar no poder de Jesus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário