A Mente - Como acontece o pensamento negativo - ira
Como acontece o pensamento negativo - ira
8º dia de Jejum
Filipenses 4:8 “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”.
Por causa do pecado o pensamento humano contem elementos negativos e destrutivos, que são o ódio, a ira, o terror, a ansiedade, a tristeza, a frustração, o pecado e tudo que é mal.
Para ter uma vida vitoriosa, deve-se primeiro lugar mudar a mente, o que ela pensa e a forma como ela constrói o pensamento. Por isso tem que influenciar sua mente com circunstâncias positivas, criativas e produtivas.
1. Quebre a ira.
Salmos 37:8 “Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal”.
a. Deixar a ira – a palavra “ira” em hebraico é: aph e significa: nariz, face.
Logo a ira é algo que aparece, ela é muito obvia, quando alguém esta irado é fácil de identificar, porém existe o lado oculto da ira que é o furor.
b. Abandonar o furor – a palavra “furor” em hebraico é: chemah e significa: fúria, desprezo, intenso, indignação e veneno.
Isso é muito interessante por que o furor envenena a alma, e uma alma envenenada certamente despejará o seu veneno em qualquer pessoa que contrarie ela. O furor fica escondido na alma e só se manifesta na hora em que é acionado.
Logo, a pessoa que tem a sua alma – mente, envenenada será reconhecido pela sua face, a ira. A ira é o rosto do que está por de traz de uma pessoa envenenada pelo furor.
c. Não te impacientes – charah, não pegue fogo, não se inflame, não fique com raiva por que isso acabará mal. Lhe causará um dano, será desagradável.
A ira, cega o entendimento, ela não leva em conta a justiça de DEUS, ela produz uma emoção destrutiva e extremista, e isso impede a pessoa de tomar as decisões corretas. A ira manifesta o “VENENO” que está na alma. É por isso que uma alma envenenada destila todo o seu ódio nas pessoas que tocam a sua fraqueza. Só que ao despejar seu veneno – a fúria, ela envenena quem está ao seu redor. E causa um dano terrível no ambiente, mas a principal vítima e ela mesma.
Uma pessoa que tem “veneno” no coração – demonstra através da ira, geralmente está cercada de confusões, ela entende que onde ela vai, tem sempre alguém que se levanta contra ela. Ela não entende por que não é feliz! E por que o seu nome sempre esta ligado a alguma confusão. O problema é, que é ela quem começa a contenda, destilando o seu veneno.
A ira produz um sentimento de derrota e solidão. Por que ela acha que ninguém é capaz de amá-la por não entendê-la. A ira afasta as pessoas.
a. A ira causa medo nas pessoas.
b. A ira destrói a inteligência das pessoas.
c. A ira causa a derrota nas pessoas.
O pensamento negativo que ela produz é: nunca serei aceito, sempre serei um derrotado, sou um fracasso e faço tudo errado.
Vença a ira!
Filipenses 4:8 “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”.
Ocupe o pensamento com a verdade, com o que é respeitável, com o que é justo, puro e amável. Pense em coisas boas a respeito das pessoas e dos fatos.
Lembre-se tudo acontece para o meu bem. Então se alguém lhe fez um mal, perdoe e entenda que aquilo aconteceu para melhorar você.
Romanos 8:28 “Sabemos que todas as coisas cooperam (contribuem) para o bem daqueles que amam a Deus, d daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.
-----------------------------------------------------------
Ronildo da Cruz Ribeiro
IDPB Monte Horebe
Nenhum comentário:
Postar um comentário