>

domingo, 29 de julho de 2012

Que tipo de palavra me alimenta?


Que tipo de palavra me alimenta?



Mateus 4
“3 Chegando, então, o tentador, disse-lhe: Se tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães. 4 Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.”

É muito comum hoje em dia desistirmos de muitas coisas que são essenciais para nós e para muitas pessoas. Só por que contraria nossas idéias, nossas expectativas e nosso ponto de vista, que, aliás, na maioria das vezes não tem embasamento algum.

Fazemos isso por que nos alimentamos das coisas erradas e não do pão do céu que é a palavra de DEUS. A palavra de DEUS expressa à vontade de DEUS, e quando desconhecemos essa vontade, sofremos!

1.  Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus (vs4).

Acredito que quando o diabo fez a tentação, ele sabia quem era JESUS, e qual seria sua missão. Por isso ele se aproximou de JESUS na hora de maior fraqueza. Após o jejum de quarentas dias JESUS devia estar se sentindo o mais espiritual dos homens. E é nesse momento de sentimento que provem da fragilidade do homem, que o diabo ataca. Testando sua verdadeira espiritualidade, de onde ela vem. Da vontade humana de se sentir forte e mais próximo de DEUS, de agradar alguém, ou da motivação espiritual real que provem da vontade de DEUS.

É muito comum, quando jejuamos nos sentirmos assim, super homens, ou super mulheres, imbatíveis, inatingíveis, espirituais e intocáveis. E é exatamente nesse momento que o diabo (tentador) aparece, para testar a nossa fé e a nossa motivação. Lembre-se que o maior aliado do diabo é a carne. Por isso Jesus disse que a carne é fraca e o espírito é forte, logo o espírito sempre vai vencer a carne! Mas geralmente quem vence é a carne com seus prazeres passageiros e mortais.

Com Jesus, a motivação era exatamente do espírito, Mateus 4.1 diz que ELE foi levado ao deserto pelo Espírito Santo para ser tentado, testado, para daí começar o seu ministério com a motivação correta – O Amor, com os meios corretos – as pessoas, e com o método certo – dependente da palavra de DEUS.

a.   Satanás sabia quem era JESUS?
Claro que sim! Ele foi criado por ele no céu, quantas vezes ele teve que se prostrar diante DELE. Porem agora, ele estava na forma humana, e satanás queria que ele usasse seus poderes divinais para mudar o propósito de JESUS, mudando assim o cumprimento da palavra de DEUS, que falava de Jesus, de como ele seria, o que ele faria e de como morreria.

1.   Satanás sabia que como filho de DEUS, ele poderia ordenar que a pedra se transformasse em pão e isso aconteceria. O poder da vida e da morte está na língua. Porém o que Jesus queria não era fazer a sua vontade, nem a vontade do diabo e sim a vontade de DEUS. Por isso ele respondeu usando a palavra de DEUS.
2.   Somente a palavra de DEUS é o verdadeiro alimento não o que o diabo diz. Muitas pessoas se alimentam da palavra do diabo e não da palavra de DEUS.

b.  Jesus sabia quem Ele era!
Jesus não buscou o conhecimento de quem ele era da forma errada, através da filosofia, ele buscou na fonte, a palavra de DEUS. Por muitas vezes ele afirmou que as escrituras falavam dele.
1.   Ele usou a palavra de DEUS, para responder a Satanás.
2.   Ele colocou a vontade DEUS na vida dele, antes de atender os seus desejos.
3.   Ele buscou agradar a DEUS, e não fazer sinais maravilhosos para agradar as pessoas e ao diabo.

2.  Qual palavra sai da boca de DEUS a seu respeito? Você sabe?

Será que após jejuar quarenta dias e quarenta noites se você estiver vivo e satanás aparecer pra você e dizer assim: tenho um canal de televisão pra você, uma hylux, um iate e mais um milhão de reais todos os meses durante toda sua vida, será que você não seria tentado a achar que isso era o propósito de DEUS pra sua vida e resposta de suas orações?

O nosso grande problema é que só queremos ouvir palavras boas, não palavras que precisamos, mas palavras que nos eleve, que nos motive, palavras de efeito psicológico imediato, mas que amanhã ou depois precise repetir a dose mas que nunca produz uma mudança eficaz por que não veio da boca de DEUS.

a.   Palavras de Jesus a nosso respeito.
1.   E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus – Romanos 12:2

2.   Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo – João 16.33.

3.   E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, 4 e a perseverança a experiência, e a experiência aesperança; 5 e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado – Romanos 5:3-5.

4.   E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito – Romanos 8:28.

5.   Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. 37 Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou – Romanos 8:36-37.

6.   Filhinhos, vós sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo – I João 4:4.

7.   Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz – I Pedro 2:9.

8.   Ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos – Mateus 28:20b

Observe que tem muitas palavras de bênçãos e vitórias, mas sempre antes das vitórias, vem as lutas. Isso acontece para que possamos ser moldados a vontade de DEUS. Sem lutas, sem vitórias, sem razão pra viver, sem desafios a serem conquistados e naturalmente sem fé. E sem fé é impossível agradar a DEUS.



Ronildo da Cruz Ribeiro
IDPB-Monte Horebe

Casais inteligentes crescem juntos!


Casais inteligentes crescem juntos!

Casais inteligentes crescem juntos!
"Casamento é um espaço para o crescimento".



Por que algumas pessoas depois que se casam, param de crescer nas múltiplas áreas da vida? Já ouvi maridos e esposas dizendo: O casamento não fez bem para mim, eu mudei para pior depois destes anos de vida conjugal. Se você é casado (a), tire um tempo para fazer um balanço, um inventário do seu casamento. Pegue as fotografias que são registros de como éramos e de como somos hoje.  Pergunte para você mesmo: "O casamento está sendo um espaço para o nosso crescimento?" A fim de lhe ajudar, responda estas perguntas: Seu cônjuge hoje é mais sensível, amoroso, gentil, cordato, feliz, visionário, generoso, carinhoso, atencioso, prestativo, solidário, altruísta do por sua causa? Ele (a) tem sido melhor amigo (a), pai ou mãe, irmão (ã), filho (a) em função da sua influência? Os dois melhoraram ou pioraram com o casamento?
    Quando Deus planejou o casamento e a família, o fez para que o mesmo fosse um espaço para todos crescerem:

"E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra". 7

Veja como os verbos frutificar, multiplicar, encher e dominar fala de crescimento, progresso, prosperidade e enriquecimento. Crescimento deve ser um dos principais propósitos do casamento.
        O que é necessário para que haja crescimento pessoal através do casamento? Há um texto em Gênesis, que mostra como o casal pode experimentar "crescimento" na vivência matrimonial.

"(v.1) Ora disse o Senhor a Abrão: 'Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, e vai para a terra que te mostrarei'. (v.2) 'de ti farei uma grande nação, e te abençoarei e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção: (v.3) abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra'".

Deus estava mostrando para Abraão quais eram as condições para que ele alcançasse um nível de sucesso que iria marcar gerações. Nenhum outro homem alcançou reconhecimento na história das religiões como Abraão. O seu nome é reverenciado pelas três maiores religiões do mundo, os judeus, os cristãos e os mulçumanos. Foi o próprio Deus quem disse: "Tornarei famoso o teu nome...", isso faz parte do crescimento. Se você quer crescer neste terreno fértil que Deus te colocou, então veja o que a Palavra do Senhor está dizendo:
        "Sai da tua terra..." O crescimento depende do quanto estamos prontos para as mudanças radicais necessárias. Abraão estava bem instalado em Ur dos Cadeus,2porém, quem deseja crescer alcançando uma vida marcada pela excelência, precisa aceitar o desafio de sair da zona de conforto e isso implica em se desinstalar. Além da mudança geográfica, era necessário haver em Abraão uma mudança de mentalidade. As mudanças externas são conseqüências das mudanças internas, na mente.
Outro fator determinante é que toda mudança significativa requer coragemmisturada com fé. Há uma frase que sempre uso nos meus seminários: "O sucesso é para aqueles que não têm medo de assumir o risco do fracasso". Qualquer casal que decidir abandonar a terra da mediocridade, da insignificância, da pequenez e do condicionamento, terá que superar o medo e se lançar numa aventura de fé, como fez Abraão. O medo pode se tornar o principal limitador do crescimento de qualquer pessoa. Se Abraão olhasse para as suas limitações e desse ouvido aos pessimistas que sempre estão de plantão, ele não teria chegado aonde chegou e galgado uma posição de relevância na história do povo de Deus. Tenha sempre isso em sua mente, Deus nos criou para a grandeza e não para a mediocridade. Esteja sempre aberto para as mudanças que forem necessárias. Não digo isso para todos os casais, mas às vezes mudar de casa, de cidade, de empresa ou até mesmo de profissão, se a que você esta exercendo não é aquela que se ajusta com a sua vocação, mudar pode levá-lo (a) à um crescimento surpreendente. De repente onde você está não há mais espaço para você ir além do que já foi conquistado. Quero me adiantar em relação aqueles que estão pensando na mudança de "parceiro (a)" conjugal. Esta mudança nunca esteve no plano original de Deus, isto porque a vontade dele é que os dois se tornem facilitadores do crescimento um do outro.
Quando eu e a minha esposa Rousemary olhamos para trás, para avaliarmos o nosso crescimento, concluímos que o grande segredo para termos chegado aonde chegamos e conquistar o que conquistamos, foi a nossa permanente busca de algo sempre maior e melhor, dizendo não ao espírito de comodismo que por vezes quer nos dominar. O nosso lema é: "Agradecido sempre, mas conformado nunca!" Não importa quanto tempo já passou, você pode fazer do seu casamento um espaço para o seu crescimento, pois está escrito em Eclesiastes que há uma grande vantagem em ser "dois" e o "cordão de três dobras" não se quebra com facilidade. O segredo é um ser o facilitador do crescimento do outro. Responda com sinceridade: - Você tem sido o (a) facilitador (a) do crescimento do seu cônjuge? Você sempre esteve aberto (a) para as mudanças necessárias? Você é uma pessoa que não se deixa vencer pelo espírito do conformismo? Você se inspira no sucesso de alguém para nunca parar de crescer?  Numa avaliação sincera, seu crescimento está sendo expressivo? Você é uma pessoa de atitude? Após responder essas perguntas, converse com o seu cônjuge e tome a decisão de começar alguma mudança relevante a partir de hoje.
"Sai... da tua parentela..." Algumas pessoas podem atrapalhar o seu crescimento e comprometer aquilo que Deus tem para sua vida. A princípio, Abrão não entendeu o que Deus estava dizendo, por isso ele levou consigo o seu sobrinho Ló.  Observe que durante o tempo que Ló esteve com Abrão, ele foi o grande impedimento. Guarde isso, uma pessoa pode comprometer o seu crescimento por muito tempo. Uma secretária do lar, um funcionário na empresa, um "sobrinho" em casa, um amigo que exerce muita influência, um irmão, um cunhado, um (a) sócio (a), etc. O meu amigo, pastor José Maria, sempre diz: "Não dê carona para quem está fugindo de Deus, pode ser um Jonas atraindo tempestade para o seu barco". 5 Não reclame daquilo que você tolera, disse Mike Murdoque. Uma única pessoa, Jonas - "atrasou a viagem" de uma multidão e provocou um prejuízo enorme, veja o que texto bíblico diz:

"...fez no mar uma grande tempestade, e o navio estava a ponto de se despedaçar. Então os marinheiros, cheios de medo, clamavam cada um ao seu deus, e lançavam ao mar a carga, que estava no navio, para o aliviarem do peso dela. Jonas, porém, havia descido ao porão, e se deitado; e dormia profundamente".6 (grifo do autor)

Geralmente, a pessoa-problema tem uma marca característica, a indiferença,"...dormia profundamente". É impressionante, todos estavam lutando para resolver o problema, menos Jonas, a causa. Qual foi a solução? Primeiro buscaram saber por causa de quem tudo aquilo estava acontecendo7. Quando encontraram quem era a causa do problema, oraram, e "...levantaram a Jonas e o lançaram ao mar; e cessou o mar da sua fúria".8 Infelizmente muitas pessoas, por causa de um sentimento de pena, dó e medo, não mexem com aquele (a) que é o (a) causador (a) do atraso, do prejuízo, da falta de crescimento. Agora veja o que aconteceu com Abrão em relação ao seu sobrinho Ló:

"Disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se separou dele: Ergue os olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente, porque toda essa terra que vês, eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre". 9

Foi necessário Ló separar-se de Abrão para que Deus pudesse mostrar o que estava reservado para ele como conquista. Existe situações na vida que exigem que tomemos uma decisão radical, mesmo que isso gere uma crise temporária. Não tenha medo de lançar o seu "Jonas" no mar, porque para cada "Jonas" Deus sempre tem um peixe grande para conduzi-lo ao lugar certo. Pelo contrário, não reclame daquilo que você tolera.
"Sai... da casa de teu pai..." Será que os pais podem ser umlimitador do crescimento dos filhos? Se Deus impediu que Abrão levasse seus pais consigo, é porque isso poderia de alguma forma atrapalhar os propósitos de Deus para a dele. Fazendo uma conexão entre dois textos, há uma semelhança na resposta que Jesus dá aos fariseus quando foi perguntado sobre o divórcio:

"Não tendes lido que o Criador desde o princípio os fez homem e mulher, e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne?"10

Alguns filhos, depois que se casam, não conseguem progredir como deveriam, porque não foram capazes de cortar o cordão umbilical de dependência dos pais.
        Aprendendo com a águia.
        A forma como a águia trata os filhotes quando chega o momento de eles começarem a voar, nos ensina uma grande lição. Os pesquisadores dizem que quando os filhotes chegam no tempo de aprender a voar, a águia-mãe destrói o ninho que é sempre construído em uma rocha, num lugar muito alto. Depois de ter destruído o ninho, ela empurra os filhotes despenhadeiro abaixo, e fica atenta, porque se eles não conseguirem voar, então ela da um mergulho a fim de salva-los de uma tragédia fatal. Apesar de ser uma maneira dura e radical de treinar os filhotes, é assim que os nossos filhos "aprendem a vencer na vida", quando os tiramos do lugar de conforto, para que eles aprendam a voar e atingir patamares elevados na vida.

No casamento é imprescindível que homem e mulher "deixem" pai e mãe para unirem-se um ao outro até que a morte os separe.10 Você conhece o ditado popular que diz: "Ninguém cresce na sombra". Quantos casais moram literalmente na casa dos pais e isso tem sido a causa maior da estagnação. Sempre que faço um aconselhamento pré-conjugal, oriento os jovens a não morar com os pais, pois isto impede o crescimento dos dois nas múltiplas áreas da vida.
Quando me casei, logo no início da caminhada, passei por um tempo de crise financeira. Houve dias que não tínhamos o dinheiro da passagem do ônibus para irmos à igreja, íamos a pé, mas não aceitamos viver na dependência das ajudas que poderiam vir da casa da nossa família, da igreja, da assistência social, etc. Enquanto não se abria uma porta de emprego em uma empresa, fiz de tudo que alguém pode fazer no trabalho informal: vendi refrigerante em feira de automóvel, fiz serviço de pedreiro, vendi livros, tapetes que a minha esposa pintava, artesanatos, etc. Os casais que vencem na vida são aqueles que não aceitam comer o pão da preguiça usando os pais como "tábua de salvação" sempre.
Se você é pai, nunca seja o limitador do crescimento dos filhos. Pais super-protetores não treinam seus filhos para vencer na vida. Pais que como a águia, destroem o ninho no tempo em que os filhos devem começar a aprender a "voar", estes formam filhos vencedores. Lembre-se, não existe crescimento sem dor!!! O casamento e a família precisam ser um espaço para o crescimento. É neste espaço que Deus quer fazer de cada um uma bênção, engrandecendo o seu nome, como fez com Abrão.
________________
1)   Gênesis 12:1-3
2)   Gênesis 11:28
3)   Eclesiastes 4:9-12
4)   Gênesis 12:5
5)   Jonas 1:1-17
6)   Jonas 1:4,5
7)   Jonas 1:7
8)   Jonas 1:15
9)   Gênesis 13:14-15
10) Gênesis 2:24,25

Pr. Josué Gonçalves

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Como Criar Filhos Masculinos e Filhas Femininas - parte 1


Como Criar Filhos Masculinos e Filhas Femininas - parte 1
Autor(a): Pr. Davi Merkh



Se existe uma chave para criar filhos masculinos e filhas femininas, creio ser a influência marcante e constante da presença dos pais com seus filhos! Este é o verdadeiro discipulado, a impressão digital deixada por um pai no filho, a mãe na filha, e vice-versa. Como vamos criar um filho à distância? "Pai" significa ser discipulador! E o verdadeiro discipulado significa participar no processo de formar Cristo em outras pessoas. Começa em casa. Sou o primeiro responsável para tornar meus filhos súditos do Rei Jesus. Onde já se viu um discipulado acontecer sem o contato constante e íntimo? Tentamos hoje com nossos muitos modismos, mas não conseguimos. Para Jesus formar discípulos, exigiu-se dele 24 horas por dia durante 3 anos! Tentamos escapar, criando palavras como "mentor", pois reconhecemos que não somos suficientemente abertos, transparentes, vulneráveis ou perfeitos (!) para outras pessoas nos observarem de perto. Criamos "programas" de discipulado para tentar resolver isso. Ao mesmo tempo ignoramos o contexto ideal que temos para deixar uma marca profundíssima na vida de outros-nossos filhos!
Quando olhamos para a Bíblia, logo nos seus primeiros capítulos, percebemos que se espera que a imagem de Deus nos pais (Gn 1.27,28) seja reproduzida nos filhos (Gn 5.1-3). Portanto, a preocupação principal dos pais deve ser criar filhos à imagem de Deus (a imagem de Deus resgatada) e depois permitir que Deus mesmo, pelo Seu Espírito, desenvolva os papéis da verdadeira masculinidade e feminilidade conforme Ef 5:22-31.
Infelizmente, o Inimigo continua seu ataque feroz contra a imagem de Deus (1 Pd 5:7; Ap 12:9,10). E como ele não pode atacar diretamente a Deus, sua estratégia é atacar ao homem, feito a imagem de Deus, desfigurando-o por meio das tentações e do pecado. É como se o homem fosse um espelho refletindo a glória de Deus, mas, que, de repente, o diabo vem e nele lança sua lama. A lama que o diabo lança no espelho impede-o de refletir perfeitamente a glória de Deus. O mesmo tem acontecido com as famílias: elas são alvo da lama diabólica.
Haverá algum meio de se limpar a lama jogada nos espelhos individuais e familiares? Sim! Jesus veio resgatar a imagem de Deus no indivíduo e na família pela sua obra na cruz (2 Co 5.17-21). Em Jesus, pelo poder do Espírito, a verdadeira masculinidade e feminilidade podem ser resgatadas (Ef 5.18-6.4).
Mas, afinal, o que significa ser masculino ou feminino?
Será que ser Homem significa ser bom de briga, artilheiro no futebol e ter capacidade de consertar qualquer problema mecânica?
 
Ou ter "pelos no peito" e conquistar muitas garotas são provas da verdadeira masculinidade?
E quanto às mulheres, será que ser uma boa cozinheira é sinônimo de ser feminina?
 
Ou ter um corpo "malhado" e ser sedutora são as marcas da verdadeira feminilidade?
A verdade é que as pessoas têm seus conceitos formados muitas vezes pelos amigos ou pela mídia e, portanto, suas bases neste assunto são seculares e mundanas.
A verdadeira definição de masculinidade e feminilidade é uma questão, segundo a Bíblia, do coração - um coração que segue o padrão de Deus traçado para ambos os sexos, especialmente no contexto do casamento.
Permitamos que Deus defina nossa sexualidade, e não a cultura. Em sua Palavra, Deus define o homem como sendo o "líder-servo" do lar, que ama, protege, providencia, educa, cuida e disciplina; e a mulher como sendo a "auxiliadora idônea", que cuida do lar, cria seus filhos, ama-os e ao marido (Confira: Gn 2:15-18; Pv 31:10-31; Ef 5:21-31; 1 Pd 3:1-7; 1 Tm 3; Tito 2:1-5).
Deus mesmo que nos deu a definição exata de nossos papéis como homens e mulheres, também nos deu, por meio da família, o privilégio de ensinar aos nossos filhos estes mesmos papéis. Provérbios 22.6 nos diz:
Ensina a criança no caminho em que deve andar e, ainda quando for velho, não se desviará dele.
Com isso Salomão quer nos mostrar que criar nossos filhos à imagem de Deus exigirá treinamento e dedicação (Dt 6:4-9; Sl 78; Ef 6:4). Dedicação para abrirmos pacientemente uma "trilha" para nossos filhos e treiná-los perseverantemente para seguirem esta trilha aberta. É um processo abrangente que demanda muito do nosso tempo, mas, se queremos de fato formar nossos filhos, devemos investir neles a maior quantidade de tempo possível com qualidade. Embora durante este demorado processo devemos ser sensíveis à natureza de nossos filhos, em nenhum momento podemos esquecer que nosso dever nele é sermos "pró-ativos". Ou seja, os pais devem antever as situações e buscarem sabedoria na Palavra para se prepararem para enfrentá-las, visto que o caminho natural da criança é estultícia e vergonha (Pv 29:15, 22:15). Todavia, este esforço para criar nossos filhos à imagem de Deus traz sua recompensa: a alma dos pais experimentará delícias! (Pv 29.17).

Como Criar Filhos Masculinos e Filhas Femininas - parte 2


Como Criar Filhos Masculinos e Filhas Femininas - parte 2
Autor(a): Pr. Davi Merkh




Gostaria de sugerir ao leitor dez idéias práticas que têm sido muito úteis para nós na criação de nossos filhos:

1. Liberdade Apropriada (Pv 29.15):

A liberdade que vamos dar aos nossos filhos deve ser progressiva e responsável. Isto significa que no começo da vida do filho o pai o dirige em todas as situações. Somente à medida que o filho amadurece e vai tomando consciência de suas responsabilidades é que o pai vai gradativamente deixando-o tomar suas próprias decisões;

2. Demonstrar carinho por meio de contatos físicos:

Nossos filhos precisam saber que nós temos um grande carinho por eles. Quando ainda são pequenos podemos pegá-los no colo e quando maiores podemos abraçá-los. Com estes gestos transmitimos a eles todo nosso carinho. Se Jesus pôde tocar num leproso, certamente posso abraçar meu filho! Uma coisa que sempre fiz com meus meninos foi brincar de "lutinha". Eles gostavam muito disso. Gestos simples como estes, cultivados no ambiente familiar com respeito dão segurança aos nossos filhos;

3. Palavras de afirmação e encorajamento( Ef 4.29):

Se transmitimos o nosso carinho por meio de gestos, por meio de nossas palavras transmitimos nosso amor e apreciação pelos filhos. Muitos homens e mulheres vivem hoje amargurados com seus pais porque nunca ouviram deles sequer uma palavra de apreciação. E é tão simples!! Veja algumas frases simples que você pode lhes dizer:
"Realmente você é uma mocinha"
"Você está se tornando um homem de Deus"
"Tenho muito orgulho de você ser meu filho"
"Você parece mais e mais com a sua mãe (seu pai)"

4. Ensino Formal e Informal ( Dt 6.4-9 ):

O ensino formal se dá quando ensinamos alguma lição aos nossos filhos, seja ela religiosa, ética ou moral. Com este tipo e ensino já estamos acostumados. Porém, nossa instrução a eles não deve ser restringida a estes momentos formais apenas. Devemos aproveitar todos os momentos para ministrar ensino aos nossos filhos.

5. Promova "Encontros Familiares":

Não desperdice a oportunidade de tomar as refeições com todos os filhos. Na hora do almoço, por exemplo, não deixe que eles tomem sua refeição assistindo televisão enquanto vocês pais a tomam na cozinha (ou vice-versa!). Não! Junte toda a família à mesa e desfrutem da comunhão neste tempo. Planeje as "férias da família". Decidam juntos aonde ir e como desfrutar ao máximo as férias como família. Outra idéia para encontros familiares é uma "reunião de leitura". Escolha um livro para ler e reúna a família na sala e você, papai, leia a história para ela!

6. Promova também Encontros Particulares:

Com meus filhos tenho posto em prática a idéia de levá-los individualmente comigo para tomarmos café da manhã em alguma padaria. Quando chega o dia de determinado filho tomar café comigo apenas ele fica muito feliz, aliás, todos ficam. É um tempo muito especial, é um tempo de termos uma "conversa de pai para filho". As viagens também são ótimas oportunidades. Quando vou viajar e posso, sempre levo comigo um de meus filhos.

Como Criar Filhos Masculinos e Filhas Femininas - parte 3


Como Criar Filhos Masculinos e Filhas Femininas - parte 3
Autor(a): Pr. Davi Merkh



7. Crie para os filhos "Heróis Evangélicos"

É muito comum as crianças admirarem um "herói". Esteja atento para pessoas ao seu redor que possam ser um "herói" digno de ser admirado. Por exemplo: "o vovô é um herói por ter nos educado no caminho do Senhor" Seja você mesmo, papai, um herói para seu filho! Você pode ser para ele o melhor goleiro, caçador ou pescador!

8. Desenvolva Projetos e Interesses particulares da Família:

A vida traz inúmeras oportunidades para desfrutarmos a vida familiar. Por exemplo, minha esposa e eu gostamos de praticar cooper e nós envolvemos nossos filhos nesta atividade física. Talvez você e seu cônjuge gostem de andar de bicicleta, então, andem com seus filhos! Há muitas coisas em que a família toda pode se envolver e torná-las como interesse particular dela: música, trabalhos manuais e etc.

9. "Rito de Passagem":

Outra idéia simples que marca muito a vida de nossos filhos é comemorar o seu décimo quinto aniversário com um "rito de passagem". Quando o menino atingir uma maturidade tal que você quer honrá-lo com mais privilégios E responsabilidades (por exemplo, ao completar 15 ou talvez 16 anos), chame seus avôs, tios e irmãos da igreja que influenciam sua vida para presenciarem a transição do "menino para adulto" e peça-lhes que cada um traga uma palavra de encorajamento ao aniversariante. O mesmo se dá com a menina: chame as avós, tias e irmãs da igreja para que também presenciem sua "maioridade" e lhe dêem palavras de encorajamento e instrução. Com certeza será uma festa de aniversário que seus filhos nunca vão esquecer e, ao mesmo tempo, vão torná-los mais conscientes de sua nova postura doravante diante da sociedade.

10. Envolva sua família em ministérios na Igreja:

Você já pensou em fazer parte do coral de sua igreja com toda a sua família junta? Pois bem, não perca oportunidades como esta! A igreja local oferece diversas oportunidades para que a família sirva ao Senhor unida. Nossa família, por exemplo, está envolvida com o ministério de música de nossa igreja; a família de um colega se envolve com o ministério de crianças fazendo apresentações de fantoches.
Quando Deus planejou a família, Ele tinha em mente criar as melhores condições para que a vida humana fosse plena de significado e realizada.
Quando assumimos a vontade de Deus para a nossa família, na dependência Dele, estamos aceitando uma oportunidade real e verdadeira de vivermos felizes e realizados. Olhando por esse prisma bíblico, criar nossos filhos à imagem de Cristo não é um fardo, mas, sim, um grande privilégio.
Ao terminar, gostaria de deixar a você, pai ou mãe, uma palavra de ânimo. Se você se sentir incapaz de formar seu filho, lembre-se de que nenhum pai é capaz porque todos somos pecadores (Rm 3.23). Criar filhos ou filhas segundo a vontade de Deus não depende tanto de nossas forças, mas de dependermos de Deus e obedecer-lhe as instruções contidas em sua Palavra.
"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus ( Fp 4.7 )".