>

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A RIQUEZA ESPIRITUAL




                              

                             A RIQUEZA ESPIRITUAL





TEXTO: Apocalipse 3:17 ao 19.
 

            Riqueza espiritual é diferente da riqueza física e a forma de conquistá-la é de igual modo muito diferente, não vamos esquecer que esta palavra foi direcionada a uma igreja que ficava na cidade de Laodicéia, uma cidade da Província Romana da Ásia, ficava próximo das cidades de Colossos e Éfeso, era uma cidade muito rica, a igreja que ficava nesta cidade era constituída de pessoas abastadas, ricas, e a igreja não tinha nenhuma necessidade, os irmãos faziam grandes contribuições e se orgulhavam de ter uma comunidade próspera, mas a realidade espiritual era muito diferente.           

            A realidade espiritual daquela igreja era muito miserável, quando o Deus olhava para aquela comunidade via pobreza e miséria espiritual mesmo sendo muito prósperos financeiramente. O Senhor os advertiu do orgulho deles em se acharem ricos e abastados e revelou a sua condição de pobreza lhes dizendo que estavam miseráveis, pobres, cegos e nus, não tinham se quer a capacidade de enxergar ou de sentir suas misérias.           

            O Senhor Jesus os aconselhou a comprarem dEle ouro provado pelo fogo para que fossem enriquecidos, a comprar vestes brancas para vestirem e não ficassem expostos e ungir os seus olhos com colírio para que pudessem ver com a visão espiritual.           

            Quero expor aos queridos estes três aspectos necessários para termos uma riqueza espiritual e não ficarmos confiantes nas riquezas frágeis desta terra.
           

1.      O primeiro aspectos é o ouro provado pelo fogo, o que seria isso?           

            Para entendermos o que para o Senhor é riqueza vamos recordar o que o Senhor Jesus falou lá em Mateus 6:19, nos aconselhando a priorizarmos os tesouros do céu, tesouros eternos, onde ninguém irá tirar de nós. Esses tesouros provados pelo fogo não são desta terra e nem podem ser comparado com nada nesta terra. Esse tesouro ou riqueza pertence somente aos filhos de Deus que receberão como herança e reinarão com Cristo. 

            Entenda que um tesouro provado pelo fogo é permitir-se depender de Deus, entregar-se ao cuidado dEle, e sofrer as provações pelo amor de Cristo, não é fazer voto de pobreza não queridos, mas é independente da sua situação financeira ou social depender de Deus e viver a vontade de Deus em toda sua vida, não confiando nas riqueza deste mundo que são passageiras. Mas sempre confiando em Deus que tem cuidado de nós. 1 Pedro 5:7.
           

2.      O segundo aspecto são as vestes brancas, o que significa isso? 

            Qual é a função de uma roupa? Certamente é cobrir o corpo. Para comprar uma roupa é muito simples, basta ir numa loja escolher o vestuário e comprar, mas para comprar uma roupa espiritual que simboliza uma sua situação espiritual diante de Deus e de todo o mundo espiritual é diferente, você pode esta usando roupas caras, luxuosas e extravagantes, mas, está nu no mundo espiritual e totalmente exposto ao agir do maligno.           

            A vestimenta é um símbolo da sua vida espiritual, de como anda sua comunhão com Deus, a palavra de Deus nos adverte a termos cuidado com nossas veste espirituais, Apocalipse 16:15, existem irmão nosso em Cristo que estão com suas vestes manchadas pelo pecado e existem aqueles que estão nu e completamente exposto ao ataque do Diabo.           

            Uma veste banca simboliza santidade, para se conseguir uma veste branca é necessário arrependimento, todos os dias temos que nos arrepender de nossos pecados que cometemos diariamente, em Eclesiastes 9:8, temos um conselho maravilhoso que diz "em todo tempo sejam alvas as tuas vestes...", temos que ter a preocupação de manter as nossas vestes sempre brancas. Em Apocalipse 22:14, diz que temos que lavar as nossas vestes no sangue do cordeiro para termos direito a arvore da vida.
 
3.      O terceiro aspecto é o colírio para os olhos, o que não estamos vendo e precisamos enxergar? 

            Muitos se gloriam de serem visionários, de terem uma visão muito clara e realista da vida, mas estão indo em direção do inferno, estão totalmente cegos, e pior do que isso, estão guiando outros cegos para o abismo. Em Mateus 15:14, nos adverte que se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova.           

            A cegueira espiritual é pior do que a cegueira física, pois esta te impede somente de ver, mas os outros sentidos estão funcionando normalmente, mas a cegueira espiritual bloqueia todos os sentidos, cria uma ilusão que na verdade é uma escravidão no entendimento, existem espíritos malignos que estão atuando para que essa pessoa não consiga entender o que está acontecendo no mundo espiritual.           

            Muitas vezes nos impressionamos com nossos pastores pela visão espiritual que eles têm, eles conseguem ver muito claramente no mundo espiritual o que está acontecendo, o que o maligno está trabalhando, o que Deus está trabalhando, qual é a vontade de Deus.

            Essa visão espiritual é dada pelo Espírito Santo e para desfrutarmos dessa visão temos que ter uma comunhão com Deus através de oração e leitura da palavra, temos que permitir que o Senhor se revele a nós, é exatamente como se ele tivesse colocando colírios em nossos olhos. 

            E para finalizar esta mensagem quero dizer aos amados que como filhos de Deus temos que nos importar muito mais com as riquezas de Deus, as riquezas de sua graça, os tesouros do céu que são eternos. Quero muito que Deus lhe abençoe grandemente em nome do Senhor Jesus Cristo.

 

___________________________________
@ Paulo da Cruz Ribeiro
Manaus, AM 06 de janeiro de 2013
IDPB Monte Horebe
http://idpb.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário