>

domingo, 19 de agosto de 2012

M A L Í C I A


M A L Í C I A
Texto: Jonas 1:2
Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive b  e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim.c[1]

Introdução:

1.       Deus se aborreceu com a malícia de Nínive
2.       Por causa dela a cidade seria destruída.

      1.       O que é?

a.       A inclinação para o mal, maldade, pecado.
b.       É a intenção maldosa – Mateus 22.18
c.       Alguém que tem sempre uma pegadinha em suas palavras.

      2.       De quem é?

a.       A malícia é uma característica, uma qualidade de satanás. 1 João 2:13.
b.       Satanás é conhecido na Bíblia no Novo Testamento como o maligno, senhor de tudo o que é mal.

      3.       Quem usa a Malícia?

a.       A malícia é um dom de satanás, uma característica natural desse anjo caído.
b.       Os homens que são dominados pelo maligno.
c.       Os mentirosos e o mal feitores: Provérbios 17:4 - O malfazejo atenta para o lábio iníquo; o mentiroso inclina os ouvidos para a língua maligna.
d.       Mas a palavra do Senhor diz: Salmos 7:9 Cesse a malícia dos ímpios, mas estabelece tu o justo; pois sondas a mente e o coração, ó justo Deus.

       4.       Como ela é usada?
a.       No dia-a-dia criando situações – Romanos 1:29-31 “29 cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, 30 caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais,31 insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia.”

      5.       Qual mal que ela causa?
a.       Ela mata pessoas inocentes – calúnia: 1 Reis 21:13 “Então, vieram dois homens malignos, sentaram-se defronte dele e testemunharam contra ele, contra Nabote, perante o povo, dizendo: Nabote blasfemou contra Deus e contra o rei. E o levaram para fora da cidade e o apedrejaram, e morreu”.
b.       Depõe reis: 2 Crônicas 13:7 “7 Ajuntou-se a ele gente vadia, homens malignos; fortificaram-se contra Roboão, filho de Salomão; sendo Roboão ainda jovem e indeciso, não lhes pôde resistir”.

      6.       Qual a consequência dela?
a.       Ela destrói o malicioso – Provérbios 13:6 “A justiça guarda ao que anda em integridade, mas a malícia subverte ao pecador”.
b.       Eles são derrubados de suas posições – Provérbios 14:3 “Pela sua malícia é derribado o perverso, mas o justo, ainda morrendo, tem esperança”.

       7.       Como podemos ser curado dela?
a.       Pela palavra de de DEUS  Tiago 1:21 “Portanto, despojando-vos a  de toda impureza b  e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma”.
b.       Pela renovação de nossa mente – Romanos 12:2 “2 E não vos conformeis com este século, f  mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
Conclusão:
1.       Deus ia destruir uma a cidade de Nínive por causa da malícia – toda população seria exterminada por causa desse pecado. Crianças, jovens, adultos, velhos... todos seriam destruídos.
2.       A pregação da palavra de DEUS através de Jonas mudou a sorte dessa cidade. Eles decidiram se arrepender de sua malícia.
3.       A aceitação da palavra muda a sorte não somente de uma pessoa, mas de famílias inteiras, de bairros inteiros, de cidades inteiras. “Crê no SENHOR JESUS e será salvo tu e tua casa” At 16:31

------------------------------------------------
Ronildo da Cruz Ribeiro
IDPB Monte Horebe

Nenhum comentário:

Postar um comentário