>

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Deixe que os mortos enterrem os seus mortos


Deixe que os mortos enterrem os seus mortos

 Lucas 9:59-60 “E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu, vai e anuncia o Reino de Deus”.

A palavra de DEUS algumas vezes parece muito dura e severa, quando é colada sob um foco humanista sem as devidas análises. Parece que DEUS quer o tempo todo torturar e fazer o povo sofrer. Parece que quer controlar e manipular as circunstâncias. Parece que é um DEUS mau. Principalmente quando ordena a execução de pessoas, crianças e animais.

E quando ordena que pessoas saiam do meio de seu povo, aí parece que realmente ele é muito mau e não se importa.

Números 5:1-3 “Disse o Senhor a Moisés: Ordena aos filhos de Israel que lancem para fora do arraial todo leproso, b  todo o que padece fluxo c  e todo imundo por ter tocado em algum morto; d tanto homem como mulher os lançareis; para fora do arraial os lançareis, para que não contaminem o arraial, no meio do qual eu habito”.

A.     Qual o contexto

1.      Higiene
a.      Eles estavam no deserto;
b.      Eles eram um multidão de aproximadamente dois milhões de pessoas
c.       Não havia médicos. Não havia saneamento básico. Não havia condição de conter uma possível ipidemia. O único recurso era isolar ou sofrer. Só que eles não abandonavam, eles tiravam do meio mas mantinham a uma certa distância.
2.      Lança fora o leproso:
a.      O que é lepra? Lepra, hanseníase, morfeia, mal de Hansen ou mal de Lázaro é uma doença infecciosa causada por uma bactéria - Leprae. Teve o nome modificado para Haseniase em homenagem ao descobridor do micro organismo - Gerhard Hansem.

b.      O que ela causa no portador sinais e sintomas dermatológicos e neurológicos. Ela deforma a pele, atrofia os nervos e causa enrijecimento nas extremidades levando a perdas. Ela atinge qualquer pessoa independente de sua classe social.

c.       Para ela se manifestar, leva entre dois e cinco anos para aparecer os primeiros sintomas.

d.      A lepra é transmitida por gotículas de saliva. Durante o ato de falar, espirrar, tossir ou beijar. Quase sempre ocorre entre contatos domiciliares, geralmente indivíduos que dormem num mesmo quarto. A contaminação se faz por via respiratória, pelas secreções nasais ou pela saliva.

3.      Lança fora o que padece de fluxo de sangue:
a.      Aqui se refere á pessoas que sofrem de algum tipo de corrimento, e está ligada a doenças sexualmente transmissíveis.

b.      Neste contexto, se tratava tanto das mulheres como dos homens que tivessem adquiridos algum tipo de doença dessa natureza.

4.      Lança fora o imundo por ter tocado em algum morto
a.      Aqui eram dois tipos de cuidados. 1º) A higiene e; 2º a veneração dos mortos.

b.      Primeiro porque não se podia saber a causa da morte, a não ser quando fosse assassinato.

c.       Segundo podia se começar um processo de veneração dos mortos. O corpo estava ali, mas a alma já havia partido então não havia nenhuma necessidade de estar beijando, pegando nas mãos ou fazendo expressões que envolvesse tocar no cadáver.

5.      Tinha que ser feito porque o SENHOR habitava no meio deles.
a.      Tinha que haver pureza, porque o SENHOR é puro. Ele estava presente no meio do povo e um sinal era que o tabernáculo estava ali representando sua presença santa.

B.     Hoje como podemos aplicar este pequeno texto em nossa vida.

1.       O que representaria o arraial hebreu nos dias de hoje? A igreja. Milhares de pessoas andando por este mundo (desértico) em direção a Canaã. E uma epidemia espiritual causada por falta de higiene pode por tudo a perder. Logo algumas pessoas não podem estar neste arraial. Quem são elas?

2.      Os Leprosos – quem são os leprosos espirituais? São pessoas que perderam a sensibilidade espiritual. Ela não sente mais dor, frio, calor e facilmente ela se machuca ou machuca alguém, mas nada sente. Ela esta entorpecida pela doença que vai pouco a pouco a deformando. Ela contamina com as palavras; com a convivência; daqui a pouco se torna uma família de leprosos. Pessoas doentes cuja estima não existe mais. E ela machuca qualquer pessoa porque não tem mais sensibilidade, porém quando ela agride alguém é ela quem mais sofre perdas, inclusive de membros.

3.      Fluxo de sangue – são pessoas que se envolvem sentimental ou sexualmente com outras. Pessoas que não conseguem se conter. Elas se contaminaram e agora estão dispostas a contaminar qualquer pessoa que entre em seu caminho. São pessoas que sabem que foram traídas e sagram, e isso, lhes causa vergonha.

4.      Tocar no morto – são pessoas que sentem piedade de pessoas que já morreram na fé. Elas estão lá só o corpo, mas, o Espírito Santo e a alegria há muito já foi. Elas estão distantes de DEUS, morreram na fé. Mas por causa da intimidade, algumas pessoas ficam próximas e tocam no morto – são parentes, amigos, companheiros de longas datas. Não se sabe do que ela morreu, mas ficam num estado de veneração dizendo: lembra quando nós fizemos isso? Lembra que fizemos aquilo? E abraça, e chora, e afaga o rosto, e faz elogios e lambe o passado.

5.      O Senhor Jesus não mora mais no tabernáculo, no meio do povo ou no meio da igreja. Ele mora em você. Você é o tabernáculo. Você é a igreja. Logo no seu corpo precisa haver pureza. Ele não pode habitar em lugar imundo, doente ou morto.

C.     Deixe os mortos sepultarem os seus mortos.

Lucas 9:59-60 “E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu, vai e anuncia o Reino de Deus”.

1.      Largue o passado. Deixe o passado ser passado. Você não precisa mais daquilo.

2.      Jesus cura o leproso – Mateus 8:1-3 “Ora, descendo ele do monte, grandes multidões o seguiram. E eis que um leproso, b  tendo-se aproximado, adorou-o, dizendo: Senhor, se quiseres, podes purificar-me. E Jesus, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, fica limpo! E imediatamente ele ficou limpo da sua lepra”.

                                                               i.      Talvez você tenha perdido a sensibilidade. Tudo pra você seja normal. Talvez você diga é assim mesmo. O pecado, o erro, as mentiras, o ódio, a raiva, desequilíbrio emocional, qualquer tipo de crime ou desvio de conduta seja normal, você não consegue mais enxergar como coisa ruim – mas Jesus cura e ele pode fazer agora mesmo.

                                                             ii.      Jesus pode curar você da insensibilidade que causa danos a você. Só Jesus pode remover a sua vergonha.

3.      Jesus cura o fluxo de sangue – Mateus 9:20-22 “E eis que uma mulher, que durante doze anos vinha padecendo de uma hemorragia, u  veio por trás dele e lhe tocou na orla da veste;porque dizia consigo mesma: Se eu apenas lhe tocar a veste, ficarei curada. E Jesus, voltando-se e vendo-a, disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou. E, desde aquele instante, a mulher ficou sã.

                                                               i.      Talvez você tenha se envolvido emocionalmente com as pessoas erradas e isso tem causado em você um sangramento continuo. E você sofre. Deixe Jesus lhe curar.

4.      Jesus ressuscita os mortos – não toque no seu morto, deixe Jesus tocar nele. Lucas 7:11-15 “Em dia subseqüente, dirigia-se Jesus a uma cidade chamada Naim, g  e iam com ele os seus discípulos e numerosa multidão. Como se aproximasse da porta da cidade, eis que saía o enterro do filho único de uma viúva; e grande multidão da cidade ia com ela. Vendo-a, o Senhor se compadeceu dela e lhe disse: Não chores! Chegando-se, tocou o esquife h  e, parando os que o conduziam, disse: Jovem, eu te mando: levanta-te!  Sentou-se o que estivera morto e passou a falar; e Jesus o restituiu a sua mãe”.

                                                               i.      Talvez o seu morto seja um sonho, não toque e nem fique remoendo o passado, deixe que Jesus ressuscite, ou então enterre ele.

                                                             ii.      Não fique lembrando como era bom, ou como foi ruim. Se foi bom deixe Jesus ressuscitar. Se foi ruim, sepulte e esqueça.

5.      Deixe Jesus habitar em sua vida – João 14:23 “Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada”.

                                                               i.      Quando ele habita em você a alegria é contínua; A paz é perpetua; O fardo é suave e leve.

                                                             ii.      Nele não há dúvidas. Ele é santo e santifica o lugar onde ELE mora.

 

--------------------------------------------------
Estag. Ronildo da Cruz Ribeiro
IDPB Monte Horebe
http://idpb.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário