>

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Como Criar Filhos Masculinos e Filhas Femininas - parte 3


Como Criar Filhos Masculinos e Filhas Femininas - parte 3
Autor(a): Pr. Davi Merkh



7. Crie para os filhos "Heróis Evangélicos"

É muito comum as crianças admirarem um "herói". Esteja atento para pessoas ao seu redor que possam ser um "herói" digno de ser admirado. Por exemplo: "o vovô é um herói por ter nos educado no caminho do Senhor" Seja você mesmo, papai, um herói para seu filho! Você pode ser para ele o melhor goleiro, caçador ou pescador!

8. Desenvolva Projetos e Interesses particulares da Família:

A vida traz inúmeras oportunidades para desfrutarmos a vida familiar. Por exemplo, minha esposa e eu gostamos de praticar cooper e nós envolvemos nossos filhos nesta atividade física. Talvez você e seu cônjuge gostem de andar de bicicleta, então, andem com seus filhos! Há muitas coisas em que a família toda pode se envolver e torná-las como interesse particular dela: música, trabalhos manuais e etc.

9. "Rito de Passagem":

Outra idéia simples que marca muito a vida de nossos filhos é comemorar o seu décimo quinto aniversário com um "rito de passagem". Quando o menino atingir uma maturidade tal que você quer honrá-lo com mais privilégios E responsabilidades (por exemplo, ao completar 15 ou talvez 16 anos), chame seus avôs, tios e irmãos da igreja que influenciam sua vida para presenciarem a transição do "menino para adulto" e peça-lhes que cada um traga uma palavra de encorajamento ao aniversariante. O mesmo se dá com a menina: chame as avós, tias e irmãs da igreja para que também presenciem sua "maioridade" e lhe dêem palavras de encorajamento e instrução. Com certeza será uma festa de aniversário que seus filhos nunca vão esquecer e, ao mesmo tempo, vão torná-los mais conscientes de sua nova postura doravante diante da sociedade.

10. Envolva sua família em ministérios na Igreja:

Você já pensou em fazer parte do coral de sua igreja com toda a sua família junta? Pois bem, não perca oportunidades como esta! A igreja local oferece diversas oportunidades para que a família sirva ao Senhor unida. Nossa família, por exemplo, está envolvida com o ministério de música de nossa igreja; a família de um colega se envolve com o ministério de crianças fazendo apresentações de fantoches.
Quando Deus planejou a família, Ele tinha em mente criar as melhores condições para que a vida humana fosse plena de significado e realizada.
Quando assumimos a vontade de Deus para a nossa família, na dependência Dele, estamos aceitando uma oportunidade real e verdadeira de vivermos felizes e realizados. Olhando por esse prisma bíblico, criar nossos filhos à imagem de Cristo não é um fardo, mas, sim, um grande privilégio.
Ao terminar, gostaria de deixar a você, pai ou mãe, uma palavra de ânimo. Se você se sentir incapaz de formar seu filho, lembre-se de que nenhum pai é capaz porque todos somos pecadores (Rm 3.23). Criar filhos ou filhas segundo a vontade de Deus não depende tanto de nossas forças, mas de dependermos de Deus e obedecer-lhe as instruções contidas em sua Palavra.
"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus ( Fp 4.7 )".

Nenhum comentário:

Postar um comentário