>

quinta-feira, 5 de julho de 2012

SEMEAIS MUITO, E RECOLHEIS POUCO.


SEMEAIS MUITO, E RECOLHEIS POUCO - Ageu 1:2,6,9-11;2:9




SEMEAIS MUITO, E RECOLHEIS POUCO.

Ageu 1:2,6,9-11;2:9

 1 – A situação do Povo (v2)
 O Senhor envia uma mensagem ao seu povo através do profeta Ageu dizendo: “Este povo diz: Ainda não veio o tempo, o tempo em que a casa do Senhor deve ser edificada”. Por que o povo diria isso? Por que não havia tempo para investir na casa de Deus nas coisas de Deus? Qual era a prioridade daquele povo? Qual o tempo você está vivendo? Será se você diz no seu coração: “Ainda não chegou o meu tempo de edificar a casa do Senhor”.
2 – Semeais muito, e recolheis pouco, (v6)
Deus começa a descrever a real situação do povo que não tinha tempo para ele. Ele vai tocar no que era mais importante para aquele povo. A Bíblia nos diz que aqueles que semeiam pouco, pouco colheram (IICo 9.6). Então por que aquele povo estava colhendo tão pouco? Por que comiam e não se fartavam? Por que se vestiam mais nunca se aqueciam? Por causa da falta de proteção. Jesus disse: “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam” Mt 6:19 as coisas na terra estão sujeitas as essas intempéries.
3 – Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco. (V9)
 Por que aquele povo esperava o muito? Por que eles trabalharam, eles construíram, eles edificaram, eles gastaram tempo, eles investiram suas vidas, mas na ora da colheita o que se esperava não veio. O que você tem esperado receber? Onde você tem lançado as suas sementes? Por que sua vida não reflete todo o seu esforço? Por que mesmo você fazendo tanto sua família está se perdendo? O que está faltando? Onde está errado?
4 – Por isso terém o céus sobre vós o orvalho, e a terra detém os seus frutos. Mandei vir a seca sobre a terra. (v10-11)
Qual era o motivo das coisas não estarem dando certo? Deus diz ao povo que tudo o que estava acontecendo era por causa da sua casa que estava deserta (v9c). A palavra deserta aqui significa a ausência do povo. A falta de zelo por suas coisas a falta de compromisso com o Reino. Certa vez ele disse: “Mas ajuntai tesouros no céu, onde a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam”. Se você está sendo roubado em alguma área da sua vida é por que você não tem colocado o seu tesouro no Reino de Deus. Por que se você semear no Reino nenhuma traça, ferrugem ou ladrões vão destruir o que você construiu. Tudo que você construir, edificar, ajuntar, amontoar fora do Reino não há garantia de proteção, fica desprotegido.
5 – A glória da última casa será maior do que a da primeira (Cap. 2:9)
Se tem uma coisa que preocupa Deus é a sua casa. Na Bíblia a palavra casa tem 03 variações: Casa = Igreja; Casa = Lar; e Casa = Pessoa. Deus havia enviado o profeta para dizer ao povo que a sua casa estava completamente abandonada. Como está à casa do Senhor hoje? Deus quer que a sua igreja seja o foco do seu povo. Deus quer que a sua casa (lar) seja uma extensão da igreja. Mas o que mais tem preocupado o Senhor é a sua casa (pessoa). Deus quer morar no seu coração ele quer ser o teu tesouro particular. Pois certa vez ele disse: “Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” E também disse: “Mas, buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas”Mt 6:31 Aqui há uma das maiores promessas da Bíblia Deus disse que se você buscar primeiro o seu Reino as outras coisas chegarão até você. Tudo que você construir, edificar, ajuntar, amontoar dentro do Reino Deus garante que nem a traça nem a ferrugem consomem e nem os ladrões poderão re roubar, pois está protegido por Ele. Onde está o seu coração?            

Missionário: Marden  Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário