>

sábado, 2 de junho de 2012

Estudo de Efésios


Estudo de Efésios

A primeira oração de Paulo em 1.15-23 é para que os santos recebam revelação a respeito da Igreja. Nesta segunda oração, em 3.14-21, ele ora para que os santos experimentem Cristo com vistas à edificação da Igreja.

A oração pela experiência de Cristo – Versos 14 e 15

Paulo começa a sua oração com a expressão “por esta causa”. Isso nos reporta aos versículos que tratam do mistério de Deus que esteve oculto dos séculos e das gerações. Esse mistério é que Cristo se tornou a nossa vida para que possamos ser o Seu corpo. Também se refere à multiforme sabedoria de Deus que deve agora ser revelada aos principados e potestades. O diabo tem feito o máximo para arruinar o propósito de Deus durante os séculos, mas Deus tem sempre revelado Sua glória em meio a todas as circunstâncias.
O exemplo de Davi: Com relação a Bate-Seba, Davi cometeu uma grande falha. Mas a sua queda deu a Deus oportunidade para mostrar a Sua sabedoria. Por meio de sua queda e arrependimento, combinados com o perdão de Deus, Davi ganhou um filho, para ser o edificador do templo. Mas tarde Davi caiu novamente, quando fez o censo de Israel. Mas por meio desta segunda queda Davi adquiriu o lugar que o templo seria construído (1Cr 21; 22.1).
Todas essas quedas foram obras de satanás, mas, em meio a elas, Deus pôde mostrar a manifestação da Sua graça e conseqüentemente uma maior expressão da sabedoria de Deus desfazendo as obras do inimigo. Depois disso, vemos que Paulo ora ao Pai de quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra (3.15). Esse Pai é o originador da família. Esta família está no céu e na terra, se refere a todo o crente regenerado, quer sejam judeus quer sejam gentios.

Características da oração de Paulo

Paulo não orou para ser liberto da prisão, embora estivesse preso. Ele foi específico em sua oração, não pediu nada material nem que os problemas fossem eliminados. Ele orou para que fôssemos fortalecidos para vencermos os ataques do maligno, crescer, ter maturidade, suportarmos alimento espiritual mais consistente e termos força para enfrentarmos principados e potestades.
A maneira como somos fortalecidos por Deus são: a) Com poder (1.19,20), mediante o Seu Espírito que habita em nós. B) No homem interior (Jo 3.6; Rm 8.11,16; 1Co 6.17), o homem interior é o nosso espírito regenerado pela vida de Deus (Jo 3.6), e que é habitado pelo Espírito Santo (Rm 8.11-16) e que se tornou um só espírito unido ao Espírito de Deus (1Co 6.17). O Senhor nos fortalece antes de tudo em nosso espírito e não em nossa alma. O que significa que precisamos permanecer no espírito para experimentarmos o poder de sermos fortalecidos.
Paulo orou, também, para Cristo habitar em nossos corações (2Tm 4.22); para que sejamos arraigados e alicerçados em amor (Ct 8.6; 1Cr 8.1); para que conheçamos o amor de Cristo; para sermos tomados da plenitude de Deus, que significa sermos cheios do Seu amor e completamente satisfeitos pelo suprimento divino.
Pr. Aluízio A . Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário