>

quarta-feira, 6 de junho de 2012

A fé de Abel – que faz sacrifícios


A fé de Abel – que faz sacrifícios

O que é fé?
Hebreus 11:
“1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.
2 Porque por ela os antigos alcançaram bom testemunho.
3 Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê.
4 Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho das suas oferendas, e por meio dela depois de morto, ainda fala.”

  1. Firme fundamento das coisas que se esperam (vv.1) – fala da forma como você acredita, este versículo fala de fundamento, no que a sua fé está sendo fundamentada? Você à fundamenta na palavra de DEUS.

O que você espera está escrito na palavra de DEUS? São coisas criadas com propósito de louvar e engrandecer o nome do SENHOR?

Se estiver, fundamentada na palavra de DEUS, porque a palavra do SENHOR é o mais firme fundamento que pode existir. Logo o que você espera vai acontecer indubitavelmente.

  1. E a prova das coisas que não se vêem (vv.1) – as coisas que você espera, muito embora você não enxergue, com seus olhos, elas irão acontecer e provar que elas existiam dentro de seu coração. Quando você crê o Senhor moverá até as montanhas, para realizar o desejo de seu coração se isso estiver no propósito de DEUS.

  1. Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê (VV.3).

Quando Deus criou o mundo, nada existia, porém ele trouxe a existência tudo o que nós conhecemos, através de suas palavras – haja, e houve, haja, e houve de novo, e de novo, e de novo. Mas quando foi a vez do homem Ele disse: “Façamos ele a nossa imagem e semelhança”.

Por que ele criou o homem com suas próprias mãos? Porque tudo o que ele criara ele criara para o homem, e por causa do homem.

  1. Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho das suas oferendas, e por meio dela depois de morto, ainda fala.”

Gênesis 4:
1 Conheceu Adão a Eva, sua mulher; ela concebeu e, tendo dado à luz a Caim, disse: Alcancei do Senhor um varão.
2 Tornou a dar à luz a um filho-a seu irmão Abel. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
3 Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
4 Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta,
5 mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Pelo que irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.

1. Ao cabo de dias trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor (VV.3) – Observe que, quem tomou a iniciativa de ofertar, foi Caim e não Abel. Abel como sendo o irmão mais novo certamente, viu o irmão mais velho fazer e fez o mesmo só que melhor. Porém a iniciativa foi de Caim. E por que Deus se agradou mais de Abel que de Caim?

2. Trouxe Caim do fruto da terra uma oferta (VV.3) – Observe também que a oferta de Caim fora do fruto da t. erra e não fruto de um coração sincero. Não nasceu no coração de Caim o desejo de ofertar algo que realmente mostrasse que havia gratidão em seu coração.

A impressão que da quando lemos este texto, é que Caim ajuntou o que havia de dar. Neste texto não fala que ele trouxe ao Senhor, o fruto do que ele plantara. Mas sim o fruto da terra. Será que Caim ajuntou uma oferta ao Senhor.

3. Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura (VV.4) – agora percebemos que Abel, trouxe uma oferta do melhor que havia no seu rebanho, a ovelha mais gorda, a mais bela, o que havia de melhor. Do fruto de seu trabalho.

4. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta (VV.3) – o Senhor observou o coração de Abel, e viu que era um coração grato, um coração que amava ao Senhor, um coração que queria agradar a DEUS. Por isso o senhor atentou para Abel. Primeiro para Abel e depois para sua oferta.

5. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Pelo que irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.(VV.5) – de quem era a culpa de o Senhor ter aceito a oferta de Abel e rejeitado a de Caim? Era de Deus? Era de Abel? Ou seria dele mesmo, claro que dele mesmo.

Algumas pessoas querem ser aceitas por DEUS, mas não querem fazer o que agrada o seu coração.

Este pequeno texto não fala de oferta, ou de como o DEUS se agrada de nossas ofertas, mas de como podemos agradar a Deus. De como DEUS pode se agradar de uns e se desagradar de outros. A fé é o meio pelo qual podemos agradar a DEUS, porque sem fé é impossível agradar a DEUS.

Abel pela fé ofertou ao Senhor, e hoje ele é lembrado por isso. Deus antes de se agradar de sua oferta Ele vai se agradar do seu coração. Tome atitudes agradem o coração de DEUS.


IDPB/Monte Horebe
Ronildo da Cruz Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário